Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo no Bom Retiro A Pinacoteca do Estado de São Paulo no Bom Retiro é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade.

Fundada em 1905, é o museu de arte mais antigo da cidade e está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo.


A Pinacoteca sofreu uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no final da década de 1990.

Acervo

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência, do então Museu do Estado, hoje Museu Paulista da Universidade de São Paulo, de 26 obras de importantes artistas que atuaram na cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva.

Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo no Bom Retiro


Atravessou seu primeiro século de atividades acumulando realizações e formou um significativo acervo, hoje com cerca de nove mil obras.

Passou por uma marcante transformação assumindo-se, gradativamente, como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo, com destacada presença no cenário artístico do País. 

Estrutura

A Pinacoteca realiza cerca de 30 exposições e recebe aproximadamente 500 mil visitantes a cada ano.

O primeiro andar recebe as exposições temporárias e o segundo é dedicado a mostra de longa duração de nosso acervo.

Pinacoteca do Estado de São Paulo no Bom Retiro

A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria. 

O foco da Pinacoteca é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.

Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC

Pinacoteca do Estado de São Paulo no Bom Retiro



Criada em 1992 com o objetivo de apoiar o funcionamento do museu, a Associação Pinacoteca Arte e Cultura é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos.

Qualificada no final de 2005 como Organização Social de Cultura, assumiu, em 2006, a gestão do museu para execução da política cultural.

Estação Pinacoteca

Em 2004 Pinacoteca do Estado de São Paulo incorpora o edifício do Largo General Osório e após reformado local passa a chamar-se Estação Pinacoteca e recebe parte do extenso programa de exposições temporárias da Pinacoteca do Estado. 

Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo A Estação Pinacoteca abriga a Coleção Nemirovsky, um dos mais importantes acervos de arte moderna do país, fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Fundação José e Paulina Nemirovsky, que permitiu sua instalação no edifício.

Abriga também o (Cedoc) Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado e a também a Biblioteca Walter Wey.

Veja mais informações da Estação Pinacoteca

Horário de funcionamento da Pinacoteca:
Terça a Domingo das 10hs às 17h30

Pinacoteca do Estado de São Paulo no Bom Retiro
Endereço: Praça da Luz, 2 - Bairro Bom Retiro - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3324-1000

Site Oficial: www.pinacoteca.org.br



  Sobre o EncontraBomRetiro
Fale com EncontraBomRetiro
Anuncie no EncontraBomRetiro
Cadastre sua Empresa no EncontraBomRetiro (grátis)



Termos EncontraBomRetiro | Privacidade EncontraBomRetiro


Bandeira da cidade de São Paulo