Estação Pinacoteca no Bom Retiro

Estação Pinacoteca no Bom Retiro A Estação Pinacoteca é um local de exposições da cidade de São Paulo, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Fica localizada no centro da cidade, no Largo General Osório, número 66, no bairro do Bom Retiro ao lado da Sala São Paulo e ao lado da Estação Júlio Prestes.




O prédio foi inaugurado em 1914. Antes de se tornar esse espaço cultural já pertenceu à administração da Estrada de Ferro Sorocabana.

O mesmo prédio, durante o período da Ditadura militar, deu lugar ao DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), órgão repressivo do governo, para onde eram mandados os presos políticos.

Atualmente, o edifício está reformado e apresenta salões amplos e de condições museológicas de excelência. O projeto de reestruturação, de autoria do arquiteto Haron Cohen, foi implementado entre 1997 e 2002. Em janeiro de 2004, foi inaugurada a Estação Pinacoteca, o novo espaço da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Totalmente restaurado e dotado das melhores condições técnicas, o prédio, de cinco andares e com cerca de 8 mil m² de área, renasce com uma nova proposta de utilização, voltada para o aprimoramento da vida cultural da cidade.

Com diversos espaços expositivos e reserva técnica, a Estação Pinacoteca abriga parte do extenso programa de exposições temporárias da Pinacoteca do Estado.

A Estação Pinacoteca também abriga o CEDOC - Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo, que tem como objetivo a constituição, preservação e pesquisa de um acervo documental sobre a história da Instituição, e a Biblioteca Walter Wey – centro de pesquisa especializado em artes visuais.

O espaço conta, também, com o Auditório Vitae e instalações para atividades culturais e educativas, além de sediar convênios com outras instituições artísticas, como a Fundação José e Paulina Nemirovsky, detentora uma das mais notáveis coleções de arte modernista brasileira.

Na Estação Pinacoteca também está instalado o Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, espaço voltado para preservar, divulgar, promover e refletir sobre a gravura brasileira, com mostras temporárias de seleções do importante acervo de mais de gravuras da Pinacoteca, além de exposições de outras coleções.

Está prevista, ainda, a instalação de um Ateliê de Impressão – destinado a projetos de artistas –, de uma Reserva Técnica associada a uma Sala de Consulta para público especializado e de novos espaços expositivos e educativos.

Estação Pinacoteca no Bom Retiro
Endereço: Largo General Osório, 66 - Bairro Bom Retiro - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3335-4990




  Sobre o EncontraBomRetiro
Fale com EncontraBomRetiro
Anuncie no EncontraBomRetiro
Cadastre sua Empresa no EncontraBomRetiro (grátis)



Termos EncontraBomRetiro | Privacidade EncontraBomRetiro


Bandeira da cidade de São Paulo