CEDOC - Pinacoteca de São Paulo

CEDOC - Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo O CEDOC - Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo preserva e disponibiliza arquivos e outros conjuntos de documentos relevantes para a história da arte paulista e brasileira.

Sua atuação se concentra no oferecimento de fontes e ferramentas de pesquisa a estudiosos e interessados na história da Pinacoteca do Estado de São Paulo e das artes visuais brasileiras.

Acervo

Dentre os arquivos e coleções de documentos preservados pelo Cedoc, destacam-se o arquivo permanente do próprio museu, da Coleção Brasiliana (hoje incorporada ao acervo artístico da Pinacoteca do Estado) e arquivos pessoais de importantes artistas plásticos e críticos de arte brasileiros, como Renina Katz, Odetto Guersoni, Teresa D’Amico e Aracy Abreu Amaral, entre outros.

Em sua totalidade, o acervo reúne milhares de documentos textuais, iconográficos e audiovisuais datados entre o início do Século XX e o começo do Século XXI, que testemunham a trajetória de importantes instituições e pessoas ligadas ao meio artístico brasileiro, além de referenciar uma vasta gama de assuntos pertinentes ao processo de formação social, cultural e artístico de São Paulo e do Brasil.

Ferramentas de pesquisa disponíveis

A vasta maioria do acervo está informatizada e pode ser acessada por meio de um banco de dados especializado.

Também se encontram disponíveis para os consulentes a Lista Histórica de Exposições da Pinacoteca do Estado, a Cronologia Histórica da Pinacoteca do Estado e uma bibliografia de referência da Pinacoteca do Estado.

Atendimento e serviços

O Centro fica na Estação Pinacoteca e dispõe de uma equipe de técnicos especializados para atender e orientar a pesquisa dos consulentes externos e dos funcionários da Pinacoteca do Estado, para os quais não é necessário o agendamento de horário.

Também podem ser agendadas visitas técnicas de pessoas físicas e jurídicas interessadas nos procedimentos técnicos envolvidos na gestão de acervos documentais e arquivísticos.

O Cedoc disponibiliza um serviço de reprodução digital de documentos que segue normas técnicas estabelecidas por sua equipe técnica e é cobrado de acordo com planilha de custos estabelecida pela instituição.

Horário de Funcionamento:
Terça a Sexta-feira, das 10hs às 18hs.

As consultas devem ser agendadas com antecedência.

CEDOC - Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 - Bairro Bom Retiro - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3335-4994 / 3335-4995

Site Oficial: www.pinacoteca.org.br
e-mail oficial: cedoc@pinacoteca.org.br.



  Sobre o EncontraBomRetiro
Fale com EncontraBomRetiro
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Bom Retiro no Facebook siga o Encontra Bom Retiro no Twitter Encontra Bom Retiro no Google+


Termos EncontraBomRetiro | Privacidade EncontraBomRetiro