Operação Cata-bagulho percorre região do Bom Retiro neste final de semana

Entre 7h e 12h deste sábado (3/12), os moradores do bairro Bom Retiro poderão participar da Operação Cata-bagulho, descartando materiais e objetos inservíveis em suas calçadas. Na sequência, equipes da Subprefeitura Sé realizarão a coleta de móveis velhos, madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados.

Todas as ruas do distrito, delimitado pelo perímetro formado pela avenida do Estado, avenida Cruzeiro do Sul, ponte Cruzeiro do Sul, avenida Presidente Castelo Branco, avenida Rudge, viaduto Orlando Murgel, esquerda na Linha CPTM/alameda Cleveland e rua Mauá, serão percorridas pelo serviço.

Cata-Bagulho

O Cata-Bagulho é uma alternativa gratuita para o descarte de objetos inservíveis. Na região central de São Paulo, desde janeiro, foram realizadas 45 operações Cata-bagulho, as quais coletaram aproximadamente 997,52 toneladas, 11,7 toneladas a mais do que o mesmo período de 2010. Neste ano, o distrito do Bom Retiro já recolheu 98,78 toneladas.

O despejo irregular de lixo e entulho é crime, passível de multa, quando ocorrido flagrante, de até R$ 12 mil. Tal ato inviabiliza o escoamento correto das águas torrenciais, causando enchentes. A conscientização da população é fundamental, principalmente com a aproximação do verão, que traz elevação nas temperaturas e, com isso, maior frequência de chuvas e temporais.

O calendário anual completo e o itinerário do serviço podem ser consultados no site da Subprefeitura Sé.





Entulho

O serviço de Cata-bagulho não recolhe lixo domiciliar, nem resíduos gerados pelas atividades de construção civil, como fragmentos de tijolo, areia, cimento, entre outros.

O descarte destes materiais em menor escala, de até 1 m³ de entulho, o que corresponde a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba, pode ser feito nos Ecopontos. A região central possui quatro Ecopontos em funcionamento: Glicério, Liberdade, Armênia e Barra Funda.

Já os grandes geradores de entulho devem contratar uma empresa cadastrada na Prefeitura, que faz a retirada, transporte e o descarte de forma apropriada. A relação dessas empresas está disponível no site da Secretaria de Serviços.

Lixo eletrônico

A Central de Triagem de Lixo Eletrônico, localizada na Barra Funda, é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849. Mais informações no site coopermiti.com.br.

Serviço

Cata-Bagulho no Bom Retiro
Data:
 3 de dezembro
Horário para depósito de materiais pelos moradores: das 7h às 12h

Fonte: Prefeitura de São Paulo

 





Deixe seu comentário