Pinacoteca traz exposição com obras de mestres do modernismo brasileiro

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição dos mestres do modernismo brasileiro, na Estação Pinacoteca, no Largo General Osório, na região da Luz, no Centro da capital. A mostra, que fica em cartaz até o dia 27 de dezembro de 2015, traz 50 quadros e esculturas de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e outros nomes dessa fase que marcou a história da arte brasileira na segunda metade do século passado.

As telas mesclam temas primitivos ligados à terra com os traços simples, arredondados e geométricos, que representam um dos momentos marcantes da produção artística nacional. As 50 obras refletem os três principais períodos do modernismo no Brasil, de 1920 a 1950. A mostra fica diferente dependendo do trajeto, do corredor escolhido para começar a visita.





Na seleção de obras está a preciosidade do acervo da Pinacoteca do Estado. Tem a profundidade da grande parede de folhas, concebida por Lasar Segall, em Bananal; a identidade brasileira, sobretudo da mulher, retratada nas mulatas de Mulheres na Janela, obra de Di Cavalcanti; as fachadas de casas com a marca registrada de Volpi; e os passos largos e o corpo projetado para frente da escultura de Ernesto de Fiori.

Serviço
Exposição sobre a história do modernismo
Local: Estação Pinacoteca
Endereço: Largo General Osório, 66
Entrada grátis





Deixe seu comentário