Mostra Bom Retiro: Relatos – Retratos segue em cartaz até 15 de outubro

Até o dia 15 de outubro ficam abertas as portas da mostra Bom Retiro: Relatos – Retratos, no Museu da Energia de São Paulo, no Bom Retiro.

A mostra exibirá 24 pinturas inéditas de Ofra Grinfeder, as quais retratam algumas das pessoas assistidas pela Instituição Beneficente Israelita Ten Yad, que se dedica há 21 anos ao combate à fome. Integram a exposição 19 retratos acompanhados de relatos.

Os textos de Itanira Heineberg são resultados de entrevistas, realizadas entre 2010 e 2013, e complementam as pinturas, elaboradas com materiais como tinta a óleo, encáustica e lápis de cor sobre a foto em madeira MDF e tela.

Técnica

Para compor a exposição, Ofra se inspirou em estudo do pintor britânico David Hockner sobre os ‘velhos mestres holandeses’: eles usavam espelhos e lentes para projetar as imagens dos modelos diretamente sobre as telas para depois pintar a imagem projetada, obtendo a exatidão na pintura de retratos.

A partir desse princípio, a artista fotografou as personagens que viriam a ser pintadas e trabalhou sobre a imagem ampliada, criando retratos que provocam no espectador uma profunda reflexão sobre a existência humana, suas descobertas, dúvidas e angústias.

Na maioria das telas, Ofra utilizou a técnica denominada encáustica, pintura usada pelos gregos para selar e decorar os barcos, misturando cera quente e pigmentos.

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Data(s): Até 15 de outubro de 2013.
Horário(s): Terça a sábado, das 10h às 17h.
Preço(s): Grátis
Onde: Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Cleveland, 601 – Bom Retiro




Deixe seu comentário