Cartão BOM que integra ônibus e metrô passa a valer em estações na região do Bom Retiro

O cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) que vai integrar ônibus metropolitanos com 22 estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passa a valer a partir dessa semana.

Nesta etapa, serão beneficiados cerca de 100 mil usuários. Quando as 153 estações do sistema (89 da CPTM e 64 do Metrô) oferecerem este benefício, cerca de 500 mil usuários do sistema metropolitano de ônibus serão beneficiados.

Desde ontem (17), o bilhete passou a integrar cinco estações do metrô e cinco da CPTM. A partir de sábado (22), mais sete estações da CPTM contarão com essa facilidade e no dia 27 de dezembro, mais duas estações do metrô e três da CPTM vão fazer parte do sistema.

As 22 estações foram selecionadas por apresentarem maior volume de usuários nas integrações físicas entre EMTU, Metrô e CPTM, além de melhores condições estruturais para instalação dos equipamentos.

O cartão BOM da EMTU/SP já é utilizado em mais de 600 linhas de ônibus intermunicipais da região metropolitana de São Paulo.

Nas 22 estações anunciadas nesta segunda-feira, serão integrados fisicamente o Cartão BOM Comum, o BOM Empresarial e o Vale-Transporte, ficando de fora o BOM Escolar, BOM Sênior e BOM Especial.

Benefícios do cartão

O projeto-piloto da integração física do Cartão BOM foi lançado na estação Palmeiras/Barra Funda do Metrô e CPTM pelo Governador Geraldo Alckmin. Essa era uma reivindicação antiga dos usuários quanto à unificação da forma de pagamento nos ônibus metropolitanos, Metrô e trens da CPTM.

A recarga dos cartões Bom Vale Transporte e Bom Empresarial pode ser feita nas catracas dos ônibus metropolitanos e também nas 60 lojas e postos de atendimento distribuídos na região metropolitana de São Paulo. O Bom comum pode ser recarregado nas lojas e postos de atendimento. A relação completa pode ser consultada no site do Cartão BOM.

Cronograma de lançamento

Ontem (17)

Estações do Metrô: Estação Itaquera, Estação Brás, Estação Carrão, Estação Penha e Barra Funda (Linha 3)





Estações da CPTM: Estação Osasco, Estação Carapicuíba e Estação Barra Funda (Linha 8 ), Estação Itaquera da CPTM (Linha 11), Brás (Linha 12)

Sábado (22)

Estações da CPTM: Estação Mogi das Cruzes, Estação Estudantes Guaianazes (Linha 11); Estação Itaim Paulista, Estação São Miguel, Estação Comendador Ermelino Matarazzo (Linha 12); Estação Itapevi (Linha 8 )

Quinta-feira (27)

Estações do Metrô: Estação Armênia (Bom Retiro), Estação Tucuruvi (Linha 1); Estações da CPTM: Estação Caieiras (Linha 7), Estação São Caetano (Linha 10), Grajaú (Linha 9)

Como funciona

O sistema Leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô foram substituídos por equipamentos dotados de uma nova tecnologia que permite a leitura dos dados do cartão BOM e do Bilhete Único, liberando então a catraca. Os valores pagos pelos usuários não foram alterados.

Sistema de pagamento atual

Atualmente, são aceitos o Bilhete Único (que integra o sistema municipal de linhas de ônibus com o sistema metroferroviário) e o bilhete magnético na rede da CPTM, Metrô e ViaQuatro (concessionária da Linha 4—Amarela de metrô).

O BOM é utilizado nos cinco mil veículos do sistema metropolitano de ônibus que interligam 39 municípios da Grande São Paulo. Nas linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo, o pagamento é feito por meio do Bilhete Único. As cidades de Cotia, Taboão da Serra, Carapicuíba, Mairiporã, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Rio Grande da Serra e a cidade de São Caetano do Sul aceitam também o cartão BOM. E outros municípios da região metropolitana têm seu próprio cartão de pagamento de tarifa.

Como obter o cartão

Pelo telefone 0800 771 1800, pelo site ou em postos de atendimento.

Fonte: R7

 





Deixe seu comentário