Bom Retiro: Rubem Braga no Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa abre ao público no próximo dia 25 de junho a exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”, uma mostra interativa que comemora o centenário do autor e reúne textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações. Em cartaz até 2 de setembro, a mostra tem entrada Catraca Livre aos sábados e, de terça a sexta e domingos, os ingressos custam até R$ 6.

A curadoria da exposição é de Joaquim Ferreira dos Santos, que mergulhou nos arquivos cedidos pela família de Rubem Braga, e ainda nos documentos e fotografias já doados à Fundação Casa de Rui Barbosa, para traçar o percurso da exposição. “Ele vai atravessar todas as gerações. Suas crônicas falam dos detalhes, das cenas cotidianas, dos consensos da humanidade, e são embrulhadas uma a uma com um texto que veste a roupa da língua comum”, afirma o curador.

Os visitantes podem conferir vídeos com depoimentos de amigos próximos, que conviveram com Rubem Braga, como Ziraldo, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Danuza Leão, Fernanda Montenegro, Lygia Marina, José Hugo Celidônio, entre outros.

“Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar” é dividida em módulos temáticos: Retratos, Redação, Guerra, Passarinhos e Cobertura. São fragmentos que retratam a vida do autor desde o seu nascimento em 12 de janeiro de 1913, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), até o seu dia-a-dia em jornais como redator, repórter político, sua atuação nas artes plásticas, sua ação como correspondente de Guerra na Itália e sua paixão por pássaros.

A exposição segue para o Rio de Janeiro e, por fim, ficará permanentemente no Município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, na Casa da Família Braga. A concepção e realização do projeto são do Instituto de Inovação do Estado e da Sociedade (IIES) e da Empório Empreendimentos Artísticos. A realização é do Governo do Estado do Espírito Santo. O projeto cenográfico é de Felipe Tassara.

Fonte: Catraca Livre




Deixe seu comentário