Sobre o Bom Retiro

bairro do Bom Retiro
Bom Retiro é um distrito situado na região central da cidade de São Paulo e tem esse nome por ser tradicionalmente um local de retiro para os visitantes. Trata-se de uma região essencialmente comercial, com a áreas industriais e residenciais em constante processo de decadência.

O distrito é atendido pela Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo e pelas linhas 7, 8, 10 e 11 da CPTM. Futuramente, também será atendido pela Linha 4 (amarela) do Metrô de São Paulo.

Formação

O Bairro Bom Retiro era considerado uma região importante no passado, quando as estações da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, junto à época com o único parque público da cidade, o Jardim da Luz, faziam parte de belos e elegantes pontos de chegada e partida de viajantes, notadamente abastados fazendeiros de café que tinham suas majestosas residências na capital.

Mais tarde, tornou-se um local de concentração industrial, quando viu, na década de 1960 essas indústrias pouco a pouco cederem seu espaço a um ativo comércio de roupas e moda, mesclado com pequenas indústrias de confecção e tecelagem. À época, o bairro já era um pólo que concentrava comerciantes judeus e sírio-libaneses, os quais mais tarde migrariam para outros bairros mais distantes do centro.

Possuidor de uma importante herança patrimonial e cultural da cidade, o Bom Retiro abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa (dentro da Estação da Luz), a Estação Pinacoteca (no antigo DOPS) e o Centro de Estudos Musicais - Tom Jobim. A Estação Júlio Prestes foi restaurada e atualmente abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O antigo solar que pertenceu ao Marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, em sua Chácara "Bom Retiro" e mais tarde, abrigando a Escola Politécnica da USP hoje abrigando a FATEC e a ETESP.

O Jardim da Luz é o mais antigo parque da cidade e é uma das poucas áreas verdes de sua região central.

Atualmente o distrito possui muitos moradores de baixa renda, principalmente de moradias coletivas (cortiços). É o segundo reduto oriental da cidade, sendo conhecido como a "Liberdade" dos coreanos), que controlam dois terços do comércio e da indústria de roupas da região.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Bom Retiro

Blog do Guia do Bairro Bom Retiro

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias do Bom Retiro por email
 

Dados Principais sobre o Bom Retiro

População 92.982 hab. (2010)
Renda média R$ 1.007,43
IDH 0,830 - elevado
Subprefeitura Bom Retiro
Região Administrativa Sudeste
Área Geográfica 4

Vídeo sobre o bairro do Bom Retiro
Veja mais vídeos sobre o Bairro do Bom Retiro

Mapa Bom Retiro

 

Moradores ilustres do Bom Retiro

 

   

  Sobre o EncontraBomRetiro
Fale com EncontraBomRetiro
Anuncie no EncontraBomRetiro
Cadastre sua Empresa no EncontraBomRetiro (grátis)



Termos EncontraBomRetiro | Privacidade EncontraBomRetiro


Bandeira da cidade de São Paulo